t cnicas aeron uticas
Ciências Aeronáuticas: É o uso de conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronaves e aeroportos.
Tudo o que ocorre dentro de uma aeronave, da supervisão do trabalho da tripulação e do funcionamento dos equipamentos à comunicação com a torre de controlo dos aeroportos, é responsabilidade do comandante. Também cabe a ele zelar pela manutenção do aparelho, verificando se as equipas em terra realizaram correctamente seu trabalho. Para ser piloto é fundamental ter raciocínio rápido, boa orientação espacial e óptimos reflexos. Por causa dessas exigências, todos os anos o profissional passa por uma avaliação de saúde, exigida pelo Comando da Aeronáutica, ligado ao Ministério da Defesa. Com conhecimento na área de administração, o bacharel em Ciências Aeronáuticas gerência aeroportos, empresas de aviação e companhias aéreas.
A Aeronáutica é a actividade e o estudo da locomoção aérea no interior da atmosfera terrestre, bem como dos meios utilizados para esse fim (aeronaves). A locomoção aérea fora da atmosfera terrestre (acima dos 200.000 m de altitude) passa a estar incluída no âmbito da Astronáutica.
Em Portugal, o termo Aeronáutica caiu em desuso para designar a Força Aérea Portuguesa, sobretudo desde 1974, com a extinção da Secretaria de Estado da Aeronáutica que tutelava aquele ramo das Forças Armadas.
Com o Trabalho que aqui apresento, espero divulgar a história da aviação com textos fáceis e resumidos para, junto com as imagens, estimular a leitura e a pesquisa sobre história da aviação, ou apenas, o mero, conhecimento e interesse de todos.
Em termos de tipos de aeronaves, a Aeronáutica abrange dois ramos:
. Aviação, que trata da locomoção em aparelhos mais pesados que o ar (aerodinos);
. Aerostação, que trata da locomoção em aparelhos mais leves que o ar (aeróstatos).
Em termos dos fins de utilização das aeronaves, existem igualmente dois ramos:
. Aeronáutica Militar, uso militar de aeronaves;
. Aeronáutica Civil, uso privado, comercial e