coloides
R: As algas possuem clorofila e são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de fotossíntese. Dentro dos oceanos, elas estão espalhadas por grande parte de nosso planeta. Elas também se encontram em água doce e, inclusive, fora da água. Entretanto, quase todas as algas são marinhas. As algas que se desenvolvem em água poluída, geralmente são tóxicas e se multiplicam muito rapidamente. Este processo provoca um aumento exagerado em seu número e, consequentemente, um sério desequilíbrio no ecossistema.
As algas marinhas são as produtoras primárias dos nutrientes que suprem todo sistema, além disso, elas também são de grande importância por sua capacidade de suprir com oxigênio toda vida marinha através da fotossíntese.
2. Quais as principais filos das algas?
R: Há três filos que agrupam exclusivamente algas unicelulares: as diatomáceas (Bacillariophyta), os dinoflagelados (Dinophyta) e os euglenóides (Euglenophyta).
A maioria das espécies nos dois primeiros grupos é encontrada nos oceanos, constituindo o principal componente do fito plâncton marinho, enquanto os euglenóides são, na sua maioria, de água doce.
3. Como é a reprodução das algas?
R: As algas podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.
A reprodução assexuada se dá, principalmente, através de esporos. Outra forma de reprodução assexuada ocorre com pedaços destacados da alga, que brotam originando novas algas.
A reprodução sexuada é feita através dos gametas, que são trocados pelas algas.
4. Qual a importância ecológica e econômica?
R: Importância ecológica das algas: As algas, por serem autótrofas fotossintetizantes, são à base das cadeias alimentares de ambientes aquáticos (são os produtores). São também responsáveis por 90% da fotossíntese realizada no planeta, sendo assim, são responsáveis pela manutenção da quantidade de O2 presente na atmosfera (~21%). (São o pulmão do mundo, ao passo que as