ciencias e senso comum
O senso comum é tudo que vem do pensamento intuitivo e instintivo humano, não tendo nada a ver com o pensamento científico. Já a psicologia é o estudo do comportamento humano. Então conclui-se que, Psicologia do senso comum, seja o estudo do comportamento e pensamento intuitivo e instintivo.
SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE.
O senso comum de um modo geral é todo conhecimento que acumulamos e fazemos uso no nosso dia a dia, seja ele empírico ou assimilando termos e conhecimentos científicos, através deles nos sentimos vivos, próximos da realidade. Desta forma conseguimos realizar nossas tarefas cotidianas instintivamente. Esse conhecimento vai se formando lentamente com o passar dos anos, todas as pessoas fazem parte desse cotidiano independente do grau de instrução, ou seja, até mesmo os cientistas usam o conhecimento do cotidiano para elaborar suas teorias.
O conhecimento da realidade nos ajuda a realizar com simplicidade as tarefas cotidianas, das mais simples até as que poderiam parecer complicadas, pois muitas vezes realizamos ações que teoricamente necessitariam de cálculos e regras instintivamente, como atravessar uma rua, por exemplo. Podemos dizer que através do conhecimento que vamos adquirindo o senso comum cria suas próprias teorias, sempre com o intuito de facilitar nossas vidas. Ou seja, o senso comum utiliza todos nossos conhecimentos do empírico (passado de pai para filho) ao científico (comprovados em laboratórios e experiências), criando uma visão de mundo e assim facilitando nossas tarefas cotidianas.
A psicologia cientifica: o que é ciência
Como a Psicologia é enquadrada como uma ciência humana seu objeto de estudo acaba sendo o homem, porém fica um pouco vago e superficial definir seu objeto de estudo dessa forma. Como as demais ciências, a Psicologia tem seu objeto de estudo, mas considerar a palavra “homem” como seu único objeto de estudo é errado, pois dentro dessa denominação “homem” existem muitas