Coll
César COLL, Elena MARTÍN, Teresa MAURI, Mariana MIRAS,
Javier ONRUBIA, Isabel SOLÉ & Antoni ZABALA, O construtivismo na sala de aula. Novas perspectivas para a acção pedagógica (trad. do espanhol), Porto, Edições Asa, 2001, 224 p.
No âmbito da Psicologia Educacional, o presente livro inclui uma colectânea de textos que procuram evidenciar o contributo da concepção construtivista na explicação dos processos de ensino e aprendizagem, fornecendo critérios para a análise, planificação e avaliação desses mesmos processos.
Em linhas gerais, defende que, para se compreender o processo de aprendizagem é necessário ter em conta os factores relacionados com o sujeito (actividades empreendidas durante o estudo, conhecimento prévio, capacidade, motivação, atribuições, expectativas, etc.), bem como as relacionadas com o meio envolvente (requisitos da tarefa, materiais, etc.).
Reflecte o interesse por formas complexas de aprendizagem, frequentemente caracterizadas como “significativas” que implicam o
“aprender a aprender”/ “aprender para compreender”.
A obra encontra-se assim estruturada em sete capítulos. O primeiro, pertencente a Isabel Solé e César Coll e intitulado “Os professores e a concepção construtivista”, procede a uma descrição desta concepção, os seus conceitos fundamentais e as relações que entre eles se estabelecem.
Apresenta uma reflexão sobre as teorias ou quadros explicativos úteis às tomadas de decisões que caracterizam o ensino.
O segundo capítulo, de Isabel Solé – “Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem” –, “trata das relações entre o sentido e o significado na aprendizagem e, numa perspectiva um pouco mais ampla, das relações entre o cognitivo e o afectivo-relacional, na perspectiva de que, numa lógica construtivista, quem aprende é a pessoa na sua globalidade, e essa aprendizagem repercute-se também globalmente na pessoa, no que ela sabe e na sua forma de se ver e se relacionar com os outros”