colestrol
O organismo precisa do colesterol – tanto que o fabrica.
Ele exerce funções importantes como a produção de hormônios sexuais e de vitamina D.
Contudo, quando em demasia, provoca doenças como a arteriosclerose, o entupimento das artérias.
Os triglicerídeos são gorduras que transitam no sangue e são transformadas em energia pelas células.
Também, nesse caso, o problema ocorre quando há um excesso deles na circulação, o que pode ser sinal de diabetes ou alguma disfunção no fígado. Há, ainda, a possibilidade do desenvolvimento de doenças cardíacas.
O que é colesterol?
É uma gordura que não se dissolve no sangue. Para ser transportado até os tecidos e órgãos, precisa se ligar a outras substâncias, formando partículas maiores, chamadas lipoproteínas. Os tipos de colesterol mais comuns são o HDL e o LDL. O HDL, também chamado de bom colesterol, tem a função de conduzir o colesterol para fora das artérias até o fígado, onde será metabolizado.
O LDL (mau colesterol) transporta o colesterol por todo o organismo, favorecendo o seu depósito nas artérias. Ou seja, quanto mais HDL no organismo, melhor. E, quanto menos
LDL, melhor ainda.
O grande vilão
Recentemente, um novo estudo americano descobriu que, além das placas duras de gordura que se acumulam nas artérias, há a formação de placas moles, que não causam sintomas e são imperceptíveis nos exames convencionais, como o ecocardiograma, o cateterismo ou o teste de esforço.
O que são triglicerídeos?
São substâncias originárias do que comemos ou sintetizadas pelo fígado, e, depois, separadas em partes. Uma delas o organismo queima para gerar energia. O que sobra é remontado e armazenado como tecido adiposo – as gordurinhas do corpo.
Como detectar excesso de colesterol e triglicerídeos?
Por meio de exames de sangue. Eles devem ser feitos a cada 5 anos, a partir dos 20 anos de idade e, anualmente, após os 40 anos. Se há casos de colesterol
e