colesterol
Enzimático colorimétrico
2- Introdução
O colesterol é um esteróide sintetizado a partir do Acetil Coa. O Colesterol é precursor de hormônios esteróides, ácidos biliares, vitamina D. Praticamente todas as células humanas são capazes de sintetizar colesterol, o fígado é o principal local de síntese. Os distúrbios no metabolismo do colesterol exercem um papel importante na etiologia de cardiopatias.
3- Importância Clínica
A determinação do colesterol total faz parte do perfil lipídico do sangue, ao lado das determinações de triglicerídeos, lipoproteínas e colesterol ligado à lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), densidade baixa (LDL) e alta (HDL). Atualmente, a determinação isolada do colesterol total possui pouca utilidade clínica, mas associado as lipoproteínas citadas acima, sua determinação quantitativa é importante no diagnóstico das doenças coronarianas e cardiovasculares. O perfil lipídico completo estabelece as condições de risco do paciente.
4- Amostra:
Jejum de 12 hs.
Soro : aconselha-se o uso de soro recém coletado, não hemolisado e, separado o mais rapidamente possível após sua coleta.
Plasma: com heparina ou EDTA pode ser usado . Plasmas fluoretados induzem a valores artificialmente baixos.
Armazenamento e estabilidade: O colesterol presente na amostra de soro mantém-se estável por 5 dias à temperatura ambiente, até 2 semanas em geladeira (2 a 8º C) e até 6 meses congelado.
5- Princípio do Método
Esterificação, oxidação, e peroxidação do colestrol com formação de um cromogênio a quinoneimina, cuja intensidade de cor formada é diretamente proporcional à quantidade de colesterol total presente na amostra
6- Reagentes
Constituinte Concentração, 4-aminofenazona 0,25 mmol/L, fenol 25 mmol/L
Colesterol oxidase (CO) > 100 U/L, Colestrol esterase (CE) > 150 U/L
Peroxidase (POD) > 5000 U/L
Padrão de colesterol: solução padrão contendo 200mg/dL de colesterol em etilenoglicol monometil-éter e ativadores.
7- Materiais e equipamentos