max bill p
Morre no dia 9 de dezembro, em Berlim.
arquiteto Suíço , artista , pintor , designer de fonte , designer industrial e designer gráfico .
Max Bill deixou-nos uma extensa obra, quase toda ela marcada por um purismo ascético e espartano, formas reduzidas ao essencial, contenção emocional – e excelente tecnologia suíça.
O seu trabalho foi uma tentativa constante de equilibrar o acto de criar arte livremente com a arte utilitária, aplicada a fins funcionais. O seu esforço foi equilibrar as formas severas do produto industrial com as formas fluídas da «obra de arte». Bill preocupou-se pelo pensamento filosófico e pela aplicação prática.
Caractéristicas
Proporções precisas;
Purismo
Abordagem utilitária
Lógica matemática
Simplicidade
Objetivo
Trabalhos voltados para fins sociais e politicamente, tecnologicamente e esteticamente convincente;
E equilibrar as formas severas do produto industrial com as formas fluídas da «obra de arte»
Max Bill optava por um design tipográfico determinado pelo uso de grelhas, e acreditava na relação entre o design e a precisão matemática.
A sua arquitetura era anti-historicista e sua teoria e trabalho seguiam uma estética baseada no Funcionalismo, mas numa vertente árida, despojada de qualquer sensualidade.
Criou, entre 1935 e 1953, no campo da escultura, diferentes variações sobre o tema do laço infinito em metal polido.
Clientes
Grupo Allianz
Junghans
Junghans (1961)
1932-36 membro do grupo de paris abstractioncréation e participação em suas atividades foi uma associação internacional de artistas plásticos estabelecida em Paris em 1931, com a proposta de superar a arte figurativa e apoiar o exercício da criatividade no campo do abstracionismo. A associação publicou cinco anuários entre 1932 e 1936 e organizou diversas exposições, chegando a congregar cerca de 400 artistas, a maioria da Europa e dos Estados Unidos.1 2
Em Quinze variações sobre um mesmo tema Max Bill