Doenças da alimentação
In the present work, I will talk about diseases related to our eating habits, addressing the nutrients associated with these diseases, and about the origin, consequences and prevention or treatment of each one.
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Biologia, orientada pelo professor Rui Martins.
Desde cedo que adoptamos um determinado tipo de alimentação, muitas vezes influenciado pelo local onde vivemos ou pelos exemplos que nos são dados (influências socioculturais), pelo que é frequente haver alimentos que estão sempre presentes na nossa alimentação (como é o caso do sal na maioria das pessoas), e outros que removemos parcial ou totalmente das nossas refeições. O comportamento alimentar engloba os procedimentos relacionados às práticas alimentares (o que se come, quanto, como, quando, onde e com quem se come; a seleção de alimentos e os aspectos referentes ao preparo da comida).1 Neste trabalho, abordarei o comportamento alimentar associado a doenças nutricionais que esse mesmo comportamento pode causar.
Cada alimento tem diversos nutrientes que, em excesso ou em falta, podem desencadear riscos para a saúde. Assim, é fundamental consumir alimentos diversos e de forma equilibrada, para poder fornecer ao organismo todos esses elementos. 2 Neste trabalho irei referir os alimentos que devem estar contidos obrigatoriamente na nossa alimentação pelos nutrientes que fornecem, e aqueles que são, de certa forma, dispensáveis ou menos importantes. Para isso, irei recorrer à pirâmide dos alimentos, abordando cada um dos grupos alimentares.
Falarei ainda acerca das doenças mais comuns associadas à nossa alimentação, referindo a origem dessas doenças, as suas consequências e ainda a alimentação que deve ser adoptada para a prevenção ou tratamento das mesmas.
1. Pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. A pirâmide