5 doenças na alimentação
O termo desnutrição (ou subnutrição) refere-se a um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade do quadro clínico, esta doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau.
Por vezes, este transtorno pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registo de sintomas, numa dieta inadequada ou desequilibrada. No entanto, existem casos mais graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis (ainda que a pessoa continue com vida), ocasionados por distúrbios digestivos e problemas de absorção.
O cansaço, os enjoos, os desmaios, a ausência de menstruação, o crescimento deficiente da criança, a perda de peso e a diminuição da resposta imune do organismo são alguns dos sintomas a que se deve estar atento no âmbito de um possível quadro (clínico) de desnutrição.
Em geral, esta doença associada à nutrição pode ser corrigida com a reposição dos nutrientes de que carece a pessoa e, se resultar de algum problema específico do organismo, com um tratamento adequado que trave e inverta a deficiência nutricional. Se não for detectada a tempo ou se a pessoa em causa não for devidamente assistida por um médico, a desnutrição pode dar origem a alguma deficiência (incapacitação), seja mental ou física, a outras complicações (doenças) e, inclusive, ser mortal.
Anemia
Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células