Doenças causadas por mal alimentação
Doenças Causadas
Por Má Alimentação
Recife, 06 de setembro de 2012.
Aluno (a): Kalline Souza.
Introdução
Uma boa alimentação constitui-se inicialmente na análise das necessidades de cada pessoa variando de seu histórico familiar e de suas necessidades nutritivas, até dos fatores como estilo de vida e região onde vive. Por exemplo, um homem que trabalhe com cargas necessita de alimentos mais consistentes e que possuam mais calorias para que possa nutri todo o seu corpo até a sua próxima refeição, assim como uma pessoa que vive em uma cidade muito fria não se alimenta da mesma forma do que uma pessoa que se alimenta numa cidade muito quente, e muitos outros fatores a serem analisados.
Porém há uma base alimentar que deve ser seguida para que o bem-estar próprio e o equilíbrio nutricional sejam mantidos, esta base esta expressa num esquema de pirâmide em que os alimentos mais nutritivos e necessários ao corpo se encontram na parte inferior até a parte superior que se encontra os alimentos que devem menos consumidos.
Além de todos as preocuações em digerir os alimetos que não irão trazer danos ao corpo futurarmente, deve-se preocupar no preparo e armazenamento destes alimentos pois se estiverem contamidos ou estargados podem causar danos perigosos a saúde.
Exemplos de Doenças causadas pelo mau preparo ou armazenamento dos alimentos:
TOXINFECÇÃO ALIMENTAR: é uma infecção adquirida através do consumo alimentos contaminados por bactérias ou suas toxinas. Os microorganismos mais frequentemente envolvidos são o estafilococo, salmonela, Clostridium botulinum e perfrigens, Bacillus cereus, Escherichia coli, Campylobacter e estreptococo.
BOTULISMO: é uma forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.
CÓLERA: é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), que