Determina O De HDL
A medição desses parâmetros permite a avalição do risco cardiovascular.
O colesterol HDL representa a fração de colesterol que circula na corrente sanguínea ligada às lipoproteínas plasmáticas de alta densidade. É chamado de bom colesterol, uma vez que níveis elevados deste tipo de colesterol estão relacionados com a redução do risco cardiovascular. As lipoproteínas de alta densidade são responsáveis pelo transporte de colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é metabolizado.
Valores normais: de 40 à 80 mg/dl
Referencias: http://pt.slideshare.net/anavioti/determinao-do-colesterol-hdl-e-ldl
O colesterol é um esteróide com um grupo hidroxilo secundário. É um componente essencial das membranas estruturais de todas as células e é o principal componente do cérebro e células nervosas. É formado por síntese ou tem origem na dieta alimentar.
O colesterol é fabricado no fígado para desempenhar funções normais do organismo, como a formação de ácidos biliares, que intervêm no processo de absorção dos alimentos, na formação de hormonas sexuais e corticais. Acima do nível desejável, o colesterol contribui para a aterosclerose e posterior doença coronária como foi estabelecido por várias pesquisas epidemiológicas.
As HDL transportam o colestrol dos tecidos para o fígado, para ser metabolizado ou excretado. Estas lipoproteínas ajudam à remoção do colestrol dos tecidos. a prática corrente, este doseamento é feito por métodos colorimétricos adaptados aos analisadores, após acção da colesterol-oxidase e colesterol-esterase. Há formação de um composto corado cuja absorvância é lida a 500 nm e é proporcional à concentração de colesterol na amostra. A colheita deve ser efectuada de manhã, em jejum para evitar variações nicteméricas e pós-prandiais. Para o colesterol total os resultados devem enquadrar-se entre 50 a 200 mg/dl. Mas dependem da idade e do sexo, das estações, do regime alimentar. Diminuem em caso de febre ou nas