2
CURSO: Fisioterapia
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
2. Estudo Dirigido Sobre Lipídeos, Proteínas, Enzimas e Vitaminas
1. Os lipídeos podem ser classificados quanto a presença ou ausência de ácidos graxos em sua estrutura química. Explique essa classificação (Simples, Compostos e Derivados) e cite exemplos.
Lipídios simples: São triglicerídeos, que quando decompostos originam ácidos graxos e glicerol. Podem ser encontrados na forma sólida ou líquida. Os sólidos à temperatura ambiente são chamados de gorduras e os líquidos constituem os óleos. A maioria dos triglicerídeos dos vegetais são líquidos à temperatura ambiente e contêm uma grande proporção de ácidos graxos insaturados. Os de origem animal contêm altas proporções de ácidos graxos saturados, sólidos ou semi-sólidos á temperatura ambiente. Ex: ácidos graxos , óleos e ceras. Lipídios compostos: São combinações de gorduras e outros componentes, como por exemplo, fósforo, glicídios, nitrogênio e enxofre, dando origem as fosfolipídios (lecitina e cefalina), glicolipídeos (glicídios e nitrogênio – cerebrosídeos) e lipoproteínas. Contém outro grupo na molécula. Ex: fosfolipídios.
Lipídios derivados: São substâncias produzidas na hidrólise ou decomposição dos lipídeos. São os ácidos graxos saturados e insaturados, o glicerol e os esteróis. Os ácidos graxos insaturados possuem dupla ligação na molécula e os saturados possuem ligação simples. Obtido por hidrólise dos lipídeos simples e compostos. Ex:ácidos graxos, álcoois, hidrocarbonetos, vitaminas, lipossolúveis, pigmentos, compostos nitrogenados.
2. Com relação as ligações químicas, os lipídeos podem ser classificadas como saturados e insaturados. Explique.
Lipídeos de cadeia saturada são aqueles em que os átomos de carbono se ligam somente por ligações simples. Não possuem duplas ligações, são geralmente sólidos a temperatura ambiente. Gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados.
Lipídeos de cadeia