Pratica Lei De OHM
Erick Wally Jane Fernando Patrick Messina Guilherme Rodrigo Ferreira
FAPAR- Faculdade Paranaense
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica. Neste experimento prático, foram levantados dados de tensão e corrente num resistor e foram determinadas as resistências elétricas obtidas a partir dos mesmos.
Introdução
Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre.
Procedimentos Experimentais
Para execução deste experimento foram utilizados os seguintes materiais:
1 fonte de tensão variável (1V – 15V);
3 resistores (1k, 47k, 470k);
1k
47k
470k
2 multímetros;
Cabos conectores:
Inicialmente ligamos um multímetro em série com o resistor (ligação como amperímetro). O outro multímetro foi ligado em paralelo com o resistor (ligação como voltímetro). Para cada resistor utilizado, a tensão da fonte foi variada desde valor mínimo até próximo do máximo e os valores de tensão V e corrente