Actividade prática
Biologia e Geologia
Professor: Raúl Santos
Ano lectivo 2012/2013
Observação dos componentes da célula vegetal: epiderme de cebola e pétalas de flores frescas
Realizado por:
Resumo
1.
Introdução
A membrana celular é um invólucro que mantém a integridade celular, sendo responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Apesar de existirem vários métodos de transporte de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular, neste relatório será posta em evidênia a Osmose.
Antes de referir a defenição de Osmose será importante salientar a constituição da membrana celular, referindo que é constítuida por complexos lipoproteícos e estes por proteínas, lípidos e glícidos apesar da sua composição e quantidade poder variar dependendo da molécula.
Necessidade dos lípidos, das proteínas e dos glícidos na membrana celuar: * Os lípidos que constítuem a membrana são os fosfolípidos, o colestrol e os glicolípidos, os glicolípidos e os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, ou seja, moléculas que constítuidas por uma extremidade polar hidrofílica (têm afinidade com as moléculas de água) e uma extremidade apolar hidrofóbica (não têm afinidade com moléculas de água). O colestrol é insolúvel em água; * Os glícidos basicamente interferem de maneira importante no reconhecimento de algumas substâncias; * As proteínas presentes na membrana executam e possuem funções muito variadas, pois podem executar funções a nível estrutural ou intervir no transporte de substâncias na membrana celular.
Movimentos transmembranares:
Os movimentos através da membrana são caracterizados de duas maneiras mas apenas será descrito o transporte passivo: * Difusão facilitada
Transporte passivo, ou seja transporte de moléculas entre o meio intracelular para o meio extracelular (e vice-versa), não envolve consumo de energia do sistema, e apenas é utilizada a energia cinética