biologia
Relatório sobre atividade no âmbito do Dia Mundial do Coração
Évora, 26/09/2014
Vanessa Barreiras
Introdução
O presente relatório tem como objetivos principais descrever as atividades feitas no Dia Mundial do Coração e resumir a palestra sobre doenças cardiovasculares, uma vez que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.
Após a conclusão deste relatório pretendo ter a capacidade de tentar alertar amigos e familiares sobre as doenças cardiovasculares e a forma de preveni-las, uma vez que algumas das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas se alterarmos os factores de risco.
Descrição das atividades realizadas
Inicalmente foi realizada uma palestra feita em powerpoint na qual o Cardiologista Dr.António Jara nos falou sobre doenças cardiovasculares e como as prevenir.
O primeiro tópico falado foi acerca do objetivo global, na qual ele quis transmitir que até 2025 esperam reduzir em 25% a mortalidade prematura por doenças cardiovasculares, tentou alertar-nos que as Doenças Cardiovasculares são a causa numero um de mortes em todo o mundo, e que uma em cada três mortes é devido a D.C.
O segundo tópico foi relacionado com as percentagens de mortes por Doenças Cardiovasculares ao evoluir dos anos, mostrando-nos no powerpoint que já em 1990 houve 13.1 milhões de mortes por doença cardiovascular o que correspondia a 26.0% do número total de mortes, em 1970 as Doenças Cardiovasculares eram a primeira causa de morte nos países desenvolvidos e em 1996 era a causa de 15 milhões de mortes no mundo. Em 2001 na Finlândia iniciou-se um projeto de intervenção de fatores de risco o que reduziu em 85% a mortalidade, após uma longa abordagem sobre a evolução das mortes por esta causa ele falou-nos acerca dos Fatores de Risco.
Segundo ele as doenças cardiovasculares estão associadas a um conjunto de fatores de risco, nas quais