colangite
O que é?
É a inflamação dos canais que conduzem a bílis. Isso inclui desde os mais finos, dentro do fígado, ao mais calibroso, o colédoco, que recebe toda a bílis produzida no fígado e aquela já acumulada na vesícula. Na sua porção final, o colédoco encontra-se com o canal que traz as secreções digestivas produzidas pelo pâncreas, desembocando no duodeno (primeira porção intestinal), através de uma pequena estrutura conhecida como Papila de Vater. Quando a inflamação começa nesta região e sobe em direção ao fígado, costuma ser acompanhada de infeção por germes que habitam normalmente o duodeno.
Como se desenvolve?
O fator que mais vezes está relacionado com a colangite é a interrupção parcial do fluxo de bílis para o duodeno ao nível da papila ou acima dela. Essa obstrução permite que bactérias do intestino entrem e subam pelos canais biliares, causando infeção e consequente inflamação, ou seja, colangite.
Várias são as causas de obstrução:
Cálculos biliares que, geralmente produzidos e acumulados na vesícula biliar, podem descer ao colédoco, provocando a sua obstrução total ou parcial. Esta é a causa mais frequente.
Cálculos que ficaram na via biliar após uma cirurgia para retirada da vesícula também podem ser causa de obstrução e colangite. É muito raro, mas os cálculos podem formar-se nos próprios canais biliares.
Outras causas podem ser: tumores, destacando-se os da Papila de Vater; estreitamentos congénitos; estreitamentos cicatriciais espontâneos ou pós-cirúrgicos e invasão por parasitas intestinais (no nosso meio, áscaris, conhecido por lombriga).
Sintomas
Os sintomas típicos são:
febre e calafrios;
dor abdominal mais localizada na área superior direita do abdómen;
icterícia.
Os pacientes também costumam sentir-se enfraquecidos, nauseados e sem fome. Na maioria das vezes, colangite associada a cálculos ocorre em alguém que já teve uma ou mais