Colangite aguda
20/08/2014
Relatório de gastroenterologia , professor Michel
Colangite bacteriana aguda
Colangite é uma infecção bacteriana dos ductos biliares. A síndrome foi originalmente descrita por Charcot, em 1877, como uma tríade composta por febre, dor abdominal e icterícia. As bactérias podem estar presentes no sistema biliar sem causar infecção (bacteriobilia), e o desenvolvimento de colangite requer uma alteração biliar adicional, geralmente lesão obsrutiva parcial devido a cálculos ou estenose, ou mais raramente , a uma obstrução neoplásica ; essa associação foi primeiramente reconhecida por Rogers em 1903. Em 1959, Reynolds e Dargon descreveram uma forma mais grave de colangite, na qual choque séptico e obnubilação mental estão presentes, ale, da tríade de Charcot.
Etiologia
Classicamente, a colangite ocorre na presença de uma lesão obstrutiva parcial no sistema biliar, que permite a proliferação bacteriana e infecção biliar. Existem relatos recentes de casos de colangite em pacientes com anormalidade no sistema imune.
Antes de 1980-90, a causa mais comum de colangite aguda era a litíase da via biliar principal. Entretanto , nos últimos anos, com o desenvolvimento de técnicas diagnosticas e terapêuticas percutâneas e endoscópica, estas tornaram-se a causa mais frequente de colangite. Essa mudança é observada em hospitais especializados, mas não na maioria dos hospitais da comunidade, onde a litíase permanece como a causa mais frequente de colangite.
Os fatores etiológicos da colangite aguda são:
Patogenia
O desenvolvimento de colangite requer a presença de bactérias na via biliar e de uma obstrução.
A origem exata das bactérias é controversa, sendo que a maioria das evidencias clinicas e experimentais apoia que a origem dessas bactérias é através da excreção de bactérias na bile após absorção pela veia porta.
Em circunstancias normais, a maioria das bactérias absorvidas é destruída pelas células de Kupffer, e aquelas