arte
A bile é secretada pelo fígado em dois estágios:
1- a solução inicial é secretada pelas células principais do fígado, os hepatócitos; Estas secreção inicial contém grandes quantidades de ácidos biliares, colesterol e outros constituintes orgânicos. É secretada para os canalículos biliares que se originam entre as células hepáticas.
2- Em seguida, a bile flui nos canalículos em direção aos septos interlobulares, para desembocar nos ductos biliares terminais fluindo, então, para ductos progressivamente maiores e chegando finalmente ao ducto hepático e ao ducto biliar comum. Por eles, a bile flui diretamente para o duodeno ou é armazenada por minutos ou horas na vesícula biliar, onde chega pelo ducto sístico, como mostrado na fígura 64-11.
Armazenamento e Concentração de Bile na Vesícula Biliar
A bile é secretada continuamente pelas células hepáticas, mas a maior parte é parte normalmente é armazenada na vesícular biliar até ser secretada para o duodeno.
Esvaziamento da Vesícula Biliar - O papel estimulador da Colecistocinina
Quando o alimento começa a ser digerido no trato gastrointestinal superior, a vesícula biliar começa a esvaziar-se, especialmente quando alimentos gordurosos chegam ao duodeno, cerca de 30 minutos depois de uma refeição.
O esvaziamento da vesícula biliar, dá-se por contrações rítmicas da parede da vesícula biliar, com o relaxamento simultâneo do esfíncter de Oddi, que guarda a entrada do ducto biliar comum no duodeno.
Sem dúvida, o estímulo mais potente para as contrações da vesícula biliar é o hormônnio colecistocinina. Causando um aumento da secreção de enzimas digestivas pelas células acinares do pâncreas. O estimulo principal para a liberação de colecistocinina no sangue, pela mucosa dudodenal, é a presenção de alimentos gordurosos no duodeno.
Em suma, a vesícula biliar esvazia sua reserva de bile concentrada no duodeno basicamente em resposta ao estímulo da colecistocinina que, por sua vez, é