Cognitivo da Criança
1 MÊS
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Agita as mãos fechadas, enxerga sem nitidez e apenas o que está a menos de 30 centímetros, responde aos sons de chocalhos, sente prazer ao ser acariciada. COMO ESTIMULAR: O principal estímulo é o toque. Isso a faz sentir-se protegida.
2 MESES O QUE A CRIANÇA FAZ:
Segue objetos com os olhos, esboça sorriso, começa a balbuciar, reconhece a voz da mãe e a procura. COMO ESTIMULAR:
Instalar móbiles no berço para que o bebê possa acompanhar seus movimentos. 3 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
Descobre as mãos e as leva à boca, movimenta braços e pernas de forma simultânea. COMO ESTIMULAR: Deixe a criança levar a mão à boca. Assim ela se interessará em pegar objetos. Ofereça mordedores e outros instrumentos de cores vibrantes.
4-5 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
4 meses - chora quando deixada sozinha por muito tempo, começa a reconhecer o pai, deixa de ser alimentada apenas com o leite. 5 meses - Percebe pessoas estranhas. COMO ESTIMULAR: Imitar sons da criança é uma forma de se comunicar com ela. Oferecer vários sucos de frutas desenvolve o paladar. A variação de alimentos também proporciona cheiros diferentes e estimula o olfato.
6-7 MESES
O QUE A CRIANÇA FAZ:
6 meses - começa a discriminar cores. Vira a cabeça para procurar um objeto, segura a mamadeira, começa a sentar sem apoio, dáarrancos na locomoção, balança o corpo. Os balbucios tomam forma de linguagem. 7 meses - Começa a engatinhar.
COMO ESTIMULAR: Para incentivar a criança a sentar, a melhor posição é colocá-la de pernas bem abertas e com as mãos no meio. Brinquedos podem ser postos distantes da criança para que ela se sinta estimulada a ir buscá-los e começar a se arrastar. Outra forma de estímulo é o animal de estimação. Quando a criança observa o gato ou o cachorro andando pela casa, quer segui-lo. Evite a linguagem tatibitate. Use palavras simples e de maneira clara.
8 MESES O QUE A CRIANÇA FAZ:
Percebe que a mãe é uma pessoa separada dela e fica