Desenvolvimento cognitivo crianças de 0 a 6 anos
Crianças de 0 a 6 anos
O objetivo do presente trabalho é de evidenciar o estudo do desenvolvimento e a aprendizagem da criança em sua fase de 0 a 6 anos.
DESENVOLVIMENTO
Refere-se às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior.
COGNIÇÃO
É o ato ou processo de conhecer que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
Através desses conceitos podemos ver que o desenvolvimento cognitivo é a área da psicologia que está ligada ao desenvolvimento relacionado à aprendizagem. “Pode-se dizer que estudar o desenvolvimento cognitivo de uma criança e analisar o processo pelo qual ela adquire conhecimento sobre o mundo ao longo de sua infância”.
Há três abordagens clássicas no estudo do desenvolvimento cognitivo infantil:
* Abordagem Behaviorista * Abordagem Psicométrica * Abordagem Piagetiana
Abordagem Behaviorista - J. B. Watson
John Broadus Watson (1878-1958), um dos mais importantes psicólogos americanos, tornou-se o pai da psicologia do comportamento ou simplesmente "behaviorismo" (uma das correntes mais importantes do séc. XX), ao publicar o artigo "A Psicologia como um behaviorista a vê". Este artigo apresentava a Psicologia como uma "teoria e método de investigação psicológico que procura examinar mais objetivamente o comportamento humano e animal, com especial atenção aos factos objetivos (estímulos e reações)" com a finalidade de estabelecer leis gerais (estatísticas) do comportamento, sem fazer recurso à introspeção (defendida por Wundt). O behaviorismo é um conceito generalizado que engloba as mais diversas teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia.
De facto, o que esta teoria defende, é que o comportamento é caracterizado pela resposta dada a estímulos externos, isto é, nós não