Criança e creche: um olhar sobre a educação de crianças de 0 a 3 anos de idade
O presente estudo buscou objetivar através de uma pesquisa exploratória constatar segundo a opinião de educadores e pais e ou/cuidadores se a inserção de crianças de zero a três anos na creche de alguma forma contribui para um favorecimento no desenvolvimento nos aspectos de autoconfiança, criatividade, curiosidade, autodisciplina e outros. Nesta linha de raciocínio, este estudo teve como apoio teórico Vygotsky que segundo ele, desde o nascimento as crianças estão em permanente interação com os adultos, que ativamente procuram integrá-las as suas relações e a sua cultura. É através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tornam forma. Os sujeitos desta pesquisa foram as educadoras de duas creches em localidade diferentes (para uma comparação) e pais com os filhos matriculados nas mesmas. Os questionários foram estruturados e algumas perguntas abertas como técnica de coleta de dados. Após apresentação dos resultados percebeu-se a significativa importância benéfica da creche no desenvolvimento em geral da criança.
PALAVRAS CHAVE: Educação, Criança, Creche
I. APRESENTAÇÃO
Chegamos a esse tema através da reflexão de uma atualidade que nos cerca sobre a estabilidade e a expansão da creche como instituição e cuidados à criança que por sua vez também estão associados à transformação da família. Antes, podia-se contar com membros da família para cuidar das crianças pequenas: avó, tia, primos, irmãos maiores. Hoje, com advento da inserção de todos para o mercado de trabalho e uma família mais nuclear, os pais em sair para o trabalho carecem de alguém que tenha disponibilidade para monitoramento e cuidado de seu filho ou bebê recém-nascido. Diante disso, como é a qualidade desse cuidar, tanto para os pais como para educadores de uma determinada instituição.
II. INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende questionar o desenvolvimento cognitivo de crianças frequentadoras de creche em comparação com as que não possuem