Administração moderna
Momento atual. O cenário coorporativo global está inserido em ambientes com níveis elevadíssimos de incertezas, que fazem com que as empresas operem em alerta para quaisquer mudanças bruscas no comportamento de consumidores, governos, sociedades, meio ambiente ou qualquer outro agente capaz de sacudir os mercados. As grandes mudanças ocorridas nos últimos anos mudaram o mapa global, forçando um rearranjo de quem é quem no planeta.
Nesse contexto, o efeito da globalização cujo resultado é o rompimento dos limites físicos entre todo um conjunto de unidades quase que individuais, proporcionam uma rede de ligações que permeia todas as coisas que se possa imaginar: cultura, negócios, relações de qualquer espécie, estudos, pesquisa, desenvolvimento, tudo. Sistemas informatizados proporcionam uma ligação entre ambientes distintos e suas possibilidades estão longe de serem esgotadas. Sendo assim, temos hoje um perfil de sociedade que possui uma infinidade de novas necessidades e o poder de decidir dentre muitas opções a que mais nos satisfaz.
Relativo ao mundo empresarial é sabido que a concorrência, os altos tributos brasileiros, a exigência por requisitos específicos, dentre outros fatores relevantes, tornam esse ambiente extremamente competitivo. É necessário que as empresas estejam preparadas e consigam operacionalizar todo esse novo conjunto de processos com eficiência para que sejam capazes de atender e seus clientes e serem lucrativas, sendo esse último, a razão das empresas existirem. Sendo assim, é necessário que haja uma transformação na maneira de conduzir os negócios buscando a cada momento não só atender aos requisitos finais de produtos ou serviços, mas sim atender a sociedade que vive em um ambiente compartilhado. Uma vez compreendido o ambiente e as reais necessidades da sociedade, teremos opções para solucionar os seus problemas. E esse processo irá gerar constante incremento de inovação sejam em produtos, processos, métodos,