administração moderna
Rodrigo Alves dos reis¹
Resumo:
Este artigo relata, como os principais nomes da historia da administração, os grandes pensadores desta ciência, o quanto eles foram estratégicos para as organizações. Casos de sucessos foram obtidos através da observação do cenário, organizacional, econômico e social. As formas estratégicas adotadas pelas organizações para consolidar suas marcas e gerir maior rentabilidade e sobrevivência no mercado.
Palavras chave:
Estratégia, Administração, Observação, Organização.
ABSTRACT:
This article reports, as major names in the history of the administration, the great thinkers of this science, as they were strategic for organizations. Successful cases were obtained by observing the scenario, organizational, economic and social. Strategic ways adopted by organizations to consolidate their brands and manage more profitable and market survival.
KEY WORDS:
Strategy, Management, Observation, Organization
INTRODUÇÃO:
Os primeiros relatos da Administração foi na Suméria por volta do ano 5.000 a.C. quando os antigos sumerianos procuravam obter uma melhor forma de resolver seus problemas, exercitando assim a arte de administrar. Milhares de anos d.C. ocorreu um fato que provocou o aparecimento da moderna administração, a Revolução Industrial.
A Revolução Industrial originou-se na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, e foi marcada por dois momentos distintos: o primeiro momento é de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. O segundo instante vai de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima. Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial. Primeiro, o