INSPEÇÃO DE PINTURA
QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
DE PESSOAL EM CORROSÃO E
PROTEÇÃO
ABRACO 001
Data:
Revisão:
Abr/08
0
Página
1 de 11
1 OBJETIVO
Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.
2 CAMPO DE APLICAÇÃO
Esta norma aplica-se ao Bureau de Certificação e a todos os candidatos à qualificação e certificação em técnicas anticorrosivas abrangidas no Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e
Proteção.
3 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
• ABNT NBR 17024 (Avaliação de Conformidade – Requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas).
4 DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS
4.1 Definições
4.1.1 Apelação: Recurso formal apresentado ao Bureau de Certificação, pelo candidato, para considerações de decisões, resultados ou eventos relacionados aos processos de qualificação, recertificação, suspensão ou cancelamento da certificação.
4.1.2 Bureau de Certificação: Órgão executivo da ABRACO instituído com a finalidade de realizar a certificação de pessoal na área de corrosão e proteção anticorrosiva.
4.1.3 Cancelamento da certificação: É a perda da certificação, havendo a necessidade da realização de um novo exame de qualificação para que o profissional volte a ser certificado.
4.1.4 Candidato: pessoa que preencheu os pré-requisitos especificados que lhe permitem participar do processo de certificação.
4.1.5 Carteira: Documento emitido pela ABRACO, através do Bureau de Certificação, com base em uma norma de requisitos de ocupação, reconhecendo a qualificação de um profissional.
4.1.6 Centro de Exames de Qualificação: instituição capacitada a aplicar exames de qualificação e devidamente reconhecida junto o SNQC-CP.
4.1.7 Certificado: Documento hábil, emitido pela ABRACO através de seu Bureau de Certificação, pelo qual uma terceira parte fornece garantia por escrito que a