plano de manutenção
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Plano de
Manutenção e Conservação de Edificações
FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANO DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO
DE EDIFICAÇÕES
Apresentação
Este plano, preparado pela União das Faculdades de Alta Floresta, mantenedora da Faculdade de Alta
Floresta – FAF, faz parte de um conjunto de recomendações e orientações para procedimentos que visam uma melhor utilização dos edifícios e áreas da instituição.
Essas recomendações, procuram, de forma integrada, fornecer subsídios técnicos e propiciar criteriosa alocação de recursos que permitam às unidades que compõem a instituição, solucionar os problemas de área física que poderiam se acumular ao longo do tempo.
Para que isso se torne possível, um Programa de Manutenção Preventiva planejado é essencial para permitir que os edifícios, subsídios básicos para as atividades da instituição, estejam sempre em condições de atender às necessidades dos seus usuários.
Manutenção Predial Preventiva
Pode-se estabelecer que a vida de um edifício tem duas fases: a sua produção e o seu uso.
Uma série de problemas relativos à sua durabilidade podem ser resolvidos ou minimizados durante a primeira fase. Um bom projeto, uma orientação adequada, o correto atendimento às normas e ao programa de uso, a qualidade dos materiais empregados e o apuro técnico adotado na sua construção são procedimentos importantes que vão determinar essa durabilidade. Para os edifícios da instituição é relevante ainda a classificação criteriosa dos espaços com mesmas características técnicas, com a consequente criação de salas e componentes padronizados, permitindo, então, um melhor plano de manutenção, além de uma maior flexibilidade de usos.
Procedimentos regulares e programados de manutenção são essenciais para a conservação e eficácia da destinação da edificação. Evitam o surgimento de problemas ou deteriorações inesperadas, permitindo