Plano de manutenção
2. Planejamento 5
3. Organização 6
4. Tipos de manutenção utilizada 7
4.1 Manutenção produtiva total (MPT) 7
4.2 Manutenção Preditiva 7
5. Plano de manutenção 8
6. Definição do plano básico de MPT 9
7. Diagrama do plano de manutenção 10
8. Conclusão 11
9. Referências 12
1. Introdução
E fato indiscutível que toda e qualquer máquina e equipamento apresenta um certo envelhecimento devido ao uso. Com o desenvolvimento tecnológico observado a partir da década dos quarenta, foram criados con-ceitos novos e outros foram aperfeiçoados, compatibilizando uma série de abstrações a aplicações eminentemente práticas. Entre tais conceitos, que foram estudados e aperfeiçoados nas últimas quatro décadas, tem-se a confiabilidade, a manutenabilidade e a disponibilidade. Tal desenvolvimento está intimamente ligado ao aparecimento de tecnologias de ponta, onde uma falha apresenta conseqüências difíceis de avaliar.
Em praticamente todos os casos a manutenção é simplesmente tolerada como um mal necessário, já que as máquinas vão quebrar e alguém deve consertá-las. Normalmente a equipe de manutenção tem a missão de consertar o que está quebrado.
Entretanto, vários estudos demonstram que os custos de manutenção, quando existe uma organização adequada, desaparecem quando comparados com os lucros por conservar a capacidade produtiva em valores elevados.
2. Planejamento
Quando existe um entrosamento, entre as paradas para manutenção são progra¬madas de maneira adequada, com benefícios para a operação da instalação inteira e os custos são diminuídos de maneira apreciável.
Numa instalação qualquer, por pequena que seja, existe um núcleo central que trata do planejamento, núcleo esse que pode ser constituído por uma única pessoa ou por um conjunto de indivíduos mas, em qualquer caso existe um planejamento que visa atingir determinadas metas ou determinadas finalidades. A Figura 1 ilustra, de maneira esquemática, as relações entre os