plano de manutenção
Introdução
No âmbito da disciplina de manutenção de equipamentos e sistemas foi-nos solicitado que construísse-mos um plano de manutenção e equipasse-mos uma unidade hoteleira com sistemas de AVAC e AQS, entre outros, e fizesse-mos uma pequena descrição dos mesmos.
O presente plano de manutenção é pensado para um empreendimento Turístico Hoteleiro de categoria 3 estrelas, com 80 quartos com casa de banho privativa, recepção, quartos de banho comuns, sala de estar, sala de refeições, bar, cozinha, despensa fria, armazém de secos, lavandaria e garagem subterrânea.
Plano de Manutenção de Equipamentos e sistemas
Nos seus objectivos inclui-se a maximização da rentabilidade e longevidade dos equipamentos e sistemas com o mínimo custo, visando também o estabelecimento de fronteiras e partilha de responsabilidades entre os utilizadores e os técnicos de manutenção. Sistemas
Sistema de AQS
Para o sistema de AQS contamos com a eficiência de uma caldeira mural Mista de Produção por Grande Acumulação, utilizando o gás como fonte de alimentação, com o auxílio da energia solar através de 4 painéis. Este sistema de aquecimento e produção de AQS permite gerir na totalidade o consumo de AQS do hotel. Serão instalados os radiadores nas zonas comuns, corredores e recepção que serão aquecidos a partir deste alimentador.
AQS destina-se a lavagem e tratamento de louça, lavagem e tratamento de roupa, higiene e conforto de clientes e funcionários, prestação de serviços especiais como hidromassagem, manutenção de piscinas aquecida entre outros.
Sistemas de AVAC
Actualmente qualquer restaurante, hotel ou outro empreendimento turístico tem ar condicionado, pois é a forma mais fácil de conseguirmos climatizar um espaço. Também é verdade que representa uma fatia importante nos custos de instalação e principalmente custos de funcionamento. Muitos dos sistemas de ar condicionado instalados em hotéis chegam a consumir mais de 40% da energia