redes
Por:
-Fernando Melo
-Robert Teles
-José Augusto Jr.
Camada Física dos Padrões de Rede
(Modulação utilizada no 802.11 ou Wifi)
Petrópolis – quarta-feira, 4 de junho de 2014 Camada Física A Camada Física define as características mecânicas, elétricas, funcionais e os procedimentos para ativar, manter e desativar conexões físicas para a transmissão de bits.
As características mecânicas dizem respeito ao tamanho e forma de conectores, pinos, cabos, etc. que compõem um circuito de transmissão. As características elétricas especificam os valores dos sinais elétricos (nível de tensão e corrente) usados. As características funcionais definem o significado dado aos sinais transmitidos na camada física (por exemplo, transmissão, recepção, terra, etc.).
Os procedimentos especificam as funções e protocolos necessários para a transmissão de bits. O bit é considerado, na transmissão serial, como a unidade de dados básica da Camada Física.
Os protocolos da Camada Física devem ser independentes do meio de transmissão de modo que um dado terminal possa ser utilizado em diversos meios, como pares metálicos, fibra óptica ou rádio.
Modulação utilizada no 802.11 - Os canais de transmissão Chama-se canal de transmissão, uma banda estreita de frequência utilizável para uma comunicação. Em cada país, o governo é em geral o regulador da utilização das bandas de frequências, porque é o principal frequentemente consumidor para usos militares.
Contudo, os governos propõem bandas de frequencia para uma utilização livre, ou seja, não necessitando licença de radiocomunicação. Os organismos encarregados de controlar a utilização das frequências rádios são:
+O ETSI (European Telecommunications Standards Institute) na Europa
+A FCC (Federal Communications Commission) nos Estados Unidos
+O MKK (Kensa-kentei Kyokai) no Japão