TCC Imobilizado
Ciências Contábeis
ADEQUAÇÃO DOS CONTROLES E REGISTROS
CONTÁBEIS DO ATIVO IMOBILIZADO PARA
ATENDIMENTO A LEI 11.638/2007 EM UMA
METALÚRGICA
Orientador Prof. Ms. Rosangela Martins B Nogueira
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2013
2
ADEQUAÇÃO DOS CONTROLES E REGISTROS
CONTÁBEIS DO ATIVO IMOBILIZADO PARA
ATENDIMENTO A LEI 11.638/2007 EM UMA
METALÚRGICA
RESUMO
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação do CPC 27 sobre as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) das empresas de Metalurgia. Para analisar o atendimento ao Pronunciamento CPC 27 sobre o tratamento contábil para ativos imobilizados, quanto ao reconhecimento dos ativos, na determinação dos seus valores contábeis e dos valores de depreciação e perdas por desvalorização em relação aos mesmos, constatou-se que as alterações estabelecidas na contabilização de ativos imobilizados são mensuradas pelo custo histórico de aquisição ou construção, deduzido de depreciação acumulada e perdas de redução ao valor recuperável (impairment). Além disso, as empresas do setor deverão evidenciar a depreciação dos itens do imobilizado a partir da data em que são instalados e estão disponíveis para uso, ou em caso de ativos construídos internamente, do dia em que a construção é finalizada e o ativo está disponível para utilização, apresentando as taxas e a vida útil dos itens. Os valores residuais e a vida útil dos ativos devem ser revisados e ajustados ao final de cada exercício.
Palavras Chave: CPC 27; tratamento contábil; valor recuperável; vida útil; custo histórico.
1 INTRODUÇÃO
O Ativo Imobilizado é o item tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos e que se espera utilizar por mais de um período.
Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus