Cangaço
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
METODOLOGIA DA PESQUISA HISTÓRICA
DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
HALINE LIMA DE ANDRADE
CANGAÇO: FATORES QUE LEVARAM AOS HOMENS ADERIREM AO MOVIMENTO
NATAL
2011
INTRODUÇÃO:
O cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, seqüestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
A princípio o sertanejo entra para o cangaço como guarda–costas do senhor de terras (coronel) por que com o advento da independência, os latinfudiários do Nordeste brasileiro ganham grande destaque na política local e necessitam dessa figura (do homem armado) para garantir a sua autoridade e proteção de suas propriedades. Outro tipo de cangaceiro existente é o do tipo manso: ele cuida apenas das terras do senhor. Considerando o fenômeno do “banditismo social”, o cangaceiro do sertão irá adquirir características próprias da região em que se concentra.
A seca e o aumento populacional contribuíram consideravelmente para a formação desses bandos armados, eles se organizavam de forma independente e faziam assaltos nas proximidades em que viviam para assim, tentarem melhorar a sua subsistência. Os primeiros grupos independentes surgiram na grande seca (1877-1879).
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Ao me deparar com as possíveis escolhas que deveria fazer para escolher o tema a ser trabalhado, resolvia a principio fazer uma pesquisa sobre a cidade de Ceará - Mirim o que se tornou impossível devido ao material escasso e concentrado nas mãos de poucos na própria cidade. Peguei-me