cangaço
CAMPUS UPE
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
CANGAÇO
PETROLINA
JUNHO DE 2013
FRANCIMAR
JACIENE FLORENTINO
KELLY
POLIANA ALCÂNTARA
VALÉRIA ATAÍDES
CANGAÇO
Trabalho elaborado para obtenção de nota da disciplina Prática IV, requerido pela professora Andréia Bandeira.
PETROLINA
JUNHO DE 2013
Causas e consequências do Cangaço
A origem do Cangaço é o latifúndio, o Cangaço é uma latente no Brasil, no Nordeste, da Bahia pra cima, desde os tempos da colônia, quando a terra foi dividida em sesmarias e foi doada para senhores de terra com grandes latifúndios.
A outra origem do Cangaço é o sistema que impera ainda hoje no Nordeste, na zona rural, de semiescravidão. O trabalhador rural no Nordeste, geralmente é um semiescravo, o nome inclusive que se dá a ele é agregado, ou seja, ele é uma pessoa que se agrega à propriedade, parte da propriedade e também posse do dono da terra. Geralmente, ele não tem salário, é permitido que ele fique ali pela terra, e o dono da terra, o latifundiário, dá alguma coisa mínima daquilo que ele produz em troca de seu serviço. Um sistema de semiescravidão gera miséria, gera uma série de injustiças sociais que explodem em revoltas pessoais e uma dessas revoltas dá origem ao cangaceiro; isto quanto às origens.
Quanto às causas do Cangaço, uma delas é a manutenção da propriedade privada. Era preciso, como antigamente, os exércitos particulares dos senhores de engenho, ou dos grandes donos de sesmarias do século XVIII até 1930, grupos de bandoleiros garantiam a posse de terra. A terra no Nordeste só recentemente começa a ser cercada, antes, ela não era. As divisas eram mais ou menos vagas. O que marcava bem a divisa da terra era o poder de violência do senhor; para ter essa força de manter a propriedade privada, ele precisava de grupos armados, grupos de capangas que de vez em quando se transformavam em