Cobre
Outra das utilizações do cobre é feita na medicina. Poucas pessoas o sabem, mas este é um metal que apresenta extrema importância para a saúde do ser humano. Alguns dos seus muitos benefícios são o facto de este ser um forte combatente à osteoporose, por diminuir sintomas de reumatismo, ser eficaz na manutenção da saúde do coração e ainda por apresentar resultados positivos no tratamento do cancro. É além de tudo isso, essencial na cicatrização, já que favorece a formação de colagénio maduro e de vasos sanguíneos novos.
Devido aos seus muitos benefícios, a reciclagem torna-se então essencial. Esta consiste no reaproveitamento de materiais usados de forma a poder utilizá-los novamente como matérias-primas. No caso dos metais é um processo cada vez mais importante e necessário, uma vez que as reservas de minerais não conseguem fazer face às necessidades de utilização da sociedade actual. O cobre, por exemplo, é um dos materiais mais reciclados desde a Antiguidade devido à facilidade em recuperá-lo. O processo de reutilização do cobre é por volta de 85% mais económico do que a extracção natural sendo que não existe qualquer tipo de diferença na qualidade do material reciclado para o metal original. O processo de recuperação do cobre consiste numa série de reacções químicas, em que o reagente inicial e o produto final são o cobre metálico, sendo esse processo designado por ciclo do cobre.
Um dos principais problemas de hoje no que respeita à exploração dos metais, é o cada vez maior número de casos de roubo de cobre. Como se sabe, o cobre é muito utilizado em fios e cabos condutores de electricidade, e como tal, o seu roubo torna-se fácil e rentável já que o preço do cobre tem vindo a subir nos