Poço atesiano
2841 palavras
12 páginas
“Construção de Poço para Captação de Água Subterrânea – NBR12244/NB1290”Esta Norma fixa as condições exigíveis na construção de poço para captação de água subterrânea, destinada ao abastecimento público. Esta Norma se aplica a todos os tipos de poços perfurados em rochas de características físicas as mais diversas.
*Aqüífero: Formação ou grupo de formações geológicas portadoras e condutoras de água subterrânea.
*Cimentação: Processo de vedação de qualquer espaço anular com argamassa ou pasta de cimento.
*Desenvolvimento: Conjunto de processos mecânicos e/ou químicos que favoreçam o fluxo de água do aqüífero para o poço.
*Filtro: Tubulação ranhurada ou perfurada colocada no poço para facilitar o fluxo de água proveniente do aqüífero.
*Fiscal: Técnico legalmente habilitado (CREA) em construção de poço para captação de água subterrânea, a serviço do contratante.
*Furo-piloto ou furo-guia: Perfuração efetuada para obtenção de dados preliminares das características das rochas em subsuperfície. Em muitos casos, constitui a primeira etapa de construção de um poço.
*Lama de perfuração: Fluido utilizado com a finalidade de sustentar as paredes do furo, transportar os resíduos de perfuração, resfriar e lubrificar as ferramentas.
*Procedimento NBR 12244/1992
* Limpeza: Remoção, por processos mecânicos e/ou químicos, dos resíduos de perfuração e de partículas do aqüífero.
* Litologia Estudo dos diferentes tipos de rochas.
*Nível estático (NE): Profundidade do nível de água de um poço em repouso, isto é, sem bombeamento, medida em relação à superfície do terreno no local.
* Nível dinâmico (ND): Profundidade do nível de água de um poço bombeado a uma dada vazão, referida ao correspondente tempo de bombeamento, medida em relação à superfície do terreno no local.
*Perfilagem: Conjunto de grandezas físicas, medidas em um poço através de ferramentas específicas, registradas mecânica ou fotograficamente.
Poço
Obra de captação de água subterrânea executada com