O COBRE
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
MINERAL COBRE
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu, número atômico 29 e de massa atómica 63,6 u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido. Símbolo: Cu. Tem ponto de fusão: 1.085 °C. Massa molar: 63,546 g/mol e massa atômica: 63,546 ± 0,003u.
Foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem. Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios. Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio. Foi o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze. Em 5000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita. Os egípcios também descobriram que a adição de pequenas quantidades de estanho facilitava a fusão do metal e aperfeiçoaram os métodos de obtenção do bronze; ao observarem a durabilidade do material representaram o cobre com o Ankh, símbolo da vida eterna.
O cobre é um metal de cor avermelhada, dúctil e maleável, embora duro e tenaz. Pode ser reduzido a lâminas e fios extremamente finos. Em contato com ar, cobre-se rapidamente de uma camada de óxido e carbonato, formando azinhave, muito venoso, mas que protege o núcleo no metal, dando-lhe duração quase indefinida. Tem grande condutibilidade térmica e elétrica, densidade entre 8,6 e 8,95; sempre à tração entre 20 e 60 kg/mm2; à compressão, entre 40 e 50 kg/mm2.
Bom condutor de eletricidade e de calor. Sua resistência e módulo de deformação são menores do que o dos aços, mas as suas propriedades o tornam indicado para certos usos como condutores elétricos, tubos para trocadores de calor, peças que necessitam grande ductibilidade e grande tenacidade.
EMPREGO DO COBRE
É largamente empregado em instalações elétricas como condutor; em instalações de água, esgotos, gás, pluviais,