Cobre
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atómico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6 u. À Temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.
Historia do cobre O cobre nativo, primeiro metal usado pelo homem, era conhecido por algumas das mais antigas civilizações que se tem notícias e tem sido utilizado pelo menos há 10.000 anos – onde atualmente é o norte do Iraque foi encontrado um colar de cobre de 8700 a.C; porém o descobrimento acidental do metal pode ter ocorrido vários milênios antes. Em 5000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e a zurita. Os primeiros indícios da utilização do ouro não foram vislumbrados até 4000 a.C. Descobriram-se moedas,armas, utensílios doméstico sumérico de cobre e bronze de 3000 a.C., assim como egípcios também descobriram que a adição de pequenas quantidades de estanho facilitava a fusão do metal e aperfeiçoamento os métodos de obtenção do bronze; ao observarem a durabilidade do material representaram o cobre com o Ankh, símbolo da vida eterna.]
Na antiga China se conhece o uso do cobre desde , ao menos, 2000 anos ante de nossa era 1200 a. C. Já se fabricavam-se bronze de excelente qualidade estabelecendo um manifesto domínio na metalúrgica sem comparação com a do acidente. Na Europa o homem de gelo encontrado no Tirol (Itália), cujos restos têm uma idade de 5300 anos, estavam acompanhados de um machado de cobre com uma pureza de 99,7%, e os elevados índice e arsênico encontrados em seu cabelo levam a supor que