Coaching Executivo: A arte de maximizar talentos e resultados organizacionais.
No cenário empresarial contemporâneo onde as organizações buscam talentos para elevar resultados, o grande desafio dos executivos é construir a ponte entre o “saber” e o “fazer” e atravessá-la gerando resultados efetivos para a organização. Essa travessia inclui lidar com um rio de pressões internas e externas, falta de tempo, sobrecarga de informações e excesso de trabalho. No meio disso tudo, ainda tomar decisões que definem o destino de uma organização.
Nos últimos 40 anos cada vez mais os executivos vem sendo exigidos em seu desempenho de alta performance. Nunca se trabalhou tanto. Esse contexto gera uma demanda essencial de apoio, suporte e encorajamento desses executivos nas organizações, solo fértil para o Coaching Executivo que germinou, brotou e cresceu como a arte de maximizar talentos e resultados organizacionais. Esse tempo e cenário também foram necessários para consolidar e validar a eficácia dessa metodologia com ferramentas e técnicas próprias.
Quando falamos de Coaching Executivo estamos focando naquele processo aplicado aos líderes e gestores com alto poder de decisão, situados nos níveis superiores das organizações. (Muito diferenciado do Coaching de Vida que visa principalmente contribuir com as pessoas para atingirem suas metas pessoais). O Coaching Executivo envolve coaches com práticas e qualificações específicas.
O Coaching Executivo é uma parceria sinérgica entre um executivo, sua organização e um coach experiente com o propósito de facilitar a aprendizagem e desenvolvimento dos “talentos” em negócios para maximizar resultados identificáveis para a organização. Assim o Coaching Executivo busca maximizar desenvolvimento e resultados em uma parceria triangular entre organização, executivo e coach.
Esse é um cenário onde cada tomada de decisão ou mudança comportamental do executivo, no que tange à maneira como ele se relaciona com ele próprio, com os outros