Coaching - A LIDERANÇA DO COACHING NAS ORGANIZAÇÕES
Aluno: Federico Marinacci
Professor orientador: Kleber Gomes Passos
Centro Universitario Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Administração – Metodologia do Trabalho Académico
07/11/2012
RESUMO
O coaching foi conceituado e caracterizado através da visão de diversos autores e após, foram identificados as etapas do processos deste instrumento de desenvolvimento profissional e pessoal.
Posteriormente, conceituou-se liderança para que fosse possível entender a diferença bem como a inovação e os benefícios de uma liderença-coaching eseu objetivo dentro das organizações.
Palavras-chave: Coaching, Liderança, Desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
O que se espera dos líderes nas organizações mudou de forma significativa nos últimos anos. O papel do líder-chefe que tem a postura dominadora,centralizadora, quase um vigia, já faz parte do passado das grandes organizações. Os líderes hoje são gestores de pessoas, de recursos humanos, o que não significa que não estejam com foco nos negócios da empresa e sim que são responsáveis em gerir toda uma equipe objetivando o alcance do resultado esperado.
É importante o papel de um líder Coach para melhorar o desempenho dos colaboradores e assim atingir as metas e os resultados esperados com o mínimo de gargalo. Além da orientação com foco no resultado organizacional a importância do papel do líder Coach se dá por despertar em sua equipe uma motivação pessoal e profissional na busca de suas realizações, proporcionando aos colaboradores conhecerem a si mesmos, seus pontos fracos e fortes. Essa movimentação permite também colocar pessoas adequadas nos diversos cargos e setores da organização. Este estudo torna-se ainda mais relevante na medida que as grandes organizações estão cada dia mais preocupadas com o patrimônio humano procurando formas de reter e atrair talentos.
O objetivo deste estudo é dimensionar a importância de se ter um profissional