CMMI
Modelo de Maturidade em Capacitação
Integração)
Alunos: Leandro Shindi Ekamoto, Henrique Marinho Lovera Candia, Ronaldo Miraglia
O que é?
Foi criado pelo SEI (Software Engineering Institute), o qual é um órgão integrante da universidade norteamericana Carnegie Mellon. Voltado para a capacidade de maturidade de processos de software. Que é o grau de qualidade com o qual um processo atinge um resultado esperado.
Objetivo
O objetivo maior, considerando o CMMI e seus diferentes conceitos, está justamente na produção de software com maior qualidade e menos propenso a erros.
Benefícios
Uma maior confiabilidade no que refere ao cumprimento de prazos e custos que foram acordados, inicialmente, perante o cliente que solicitou o desenvolvimento de um sistema.
Essa previsibilidade é decorrente do rigor que o CMMI exige quanto à medição dos processos, fato este que conduz à obtenção de uma base histórica realista e confiável para estes fins. O gerenciamento das atividades relativas à produção de software aumenta consideravelmente. Uma maior qualidade nos softwares criados, já que processos bem definidos e controlados conduzem à produção de produtos mais confiáveis. A menor dependência da empresa de desenvolvimento para com seus especialistas. Com um foco voltado para processos e melhoria contínua, além do uso intensivo de informações históricas, a organização deixa de depender única e exclusivamente de profissionais com um elevado grau de conhecimento técnico. A busca por melhorias contínuas nos processos cotidianos.
Níveis de maturidade
O CMMI está dividido em 5 níveis de maturidade que atestam, por sua vez, o grau de evolução em que uma organização se encontra num determinado momento. ● Nível 1