CMMI
Neste capítulo é primeiro efectuada uma breve introdução onde será dada a conhecer a empresa em estudo e as motivações da mesma para a implementação do modelo de maturidade CMMI no seu seio.
Seguidamente irão ser apresentadas os pontos fortes e pontos a melhorar (denominados de Gap Analysis) nos processos respeitantes ao modelo CMMI e a identificação das recomendações e acções a serem tomadas para a melhoria dos processos.
Serão também apresentadas as estratégias, acções de implementação e ferramentas, levadas a cabo pela empresa, com o objectivo de implementar o modelo de maturidade.
Este capítulo termina com uma análise e discussão dos resultados obtidos de entrevistas realizadas junto de vários Gestores de Projecto, nas quais foram abordados os assuntos respeitantes ao modo de trabalho das suas equipas antes e após a implementação do CMMI e recolhidas as opiniões sobre se as decisões tomadas pela equipa designada para a definição e implementação do modelo CMMI foram as mais indicadas.
ES Informática, ACE
A Espírito Santo Informática (ESI), ACE é um agrupamento complementar de duas empresas de informática do Grupo Espírito Santo, que iniciou a sua actividade em 2006 com o objectivo de gerir os Sistemas de Informação e o desenvolvimento de aplicações de software que dêem resposta aos pedidos dos membros agrupados identificados na Figura 18. A ESI está estruturada por várias áreas, como apresentado na Figura 19, sendo uma empresa constituída por cerca de 600 colaboradores, dos quais 55% são
59
Capítulo 4 – Caso de Estudo
internos à empresa e os restantes 45% são provenientes de empresas de prestação de serviço de outsourcing.
Figura 18 - Composição da Espírito Santo Informática
Figura 19 - Estrutura da Espírito Santo Informática
No âmbito do Programa de Transformação da ESI foram identificadas lacunas significativas num conjunto de processos