CMMI
O que é CMMI?
O CMMI (Modelo de Maturidade da Capacidade – Integração) é um framework que descreve princípios e práticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. O modelo visa ajudar organizações envolvidas com o desenvolvimento de software a melhorar a capacidade de seus processos, por meio de um caminho evolucionário que considera desde processos com resultados imprevisíveis e até mesmo caóticos para processos disciplinados e definidos, com resultados previsíveis e com possibilidade de melhoria contínua.
Como a própria evolução humana os softwares passam por um período de evolução, onde no mundo de software são conhecidas como atualizações, e com sua comercialização passou assumir uma imagem de produto, existindo assim uma cobrança na qualidade, não somente como software, mas também como produto, onde cada empresa ou desenvolvedor adotava um sistema de organização e estruturação dos códigos e processos de desenvolvimento.
Pensando assim numa certificação de qualidade, foram surgindo organizações interessadas numa garantia do software quanto ao prazo de entrega, suporte a longo ciclo de vida, processos de desenvolvimento de software, sendo eficaz e eficiente. Surgindo assim a SEI (Software Engineering Institute), que criou o CMM (Capability Maturity Model) e futuramente o CMMI (a Capability Maturity Model Integration).
O CMMI fornece às organizações um conjunto de melhores práticas em desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços tecnológicos e pode ser usado como um guia na priorização de ações e esforços de melhoria em seus processos. Quando uma organização atinge um nível de maturidade, considera-se que seus processos alcançaram uma determinada capacidade, ou seja, tem mecanismos que garantem a repetição sucessiva de bons resultados futuros relacionados principalmente à qualidade, custos e prazos.
2 - Modelo baseado em melhoria contínua
A melhoria contínua é feita por meio de vários