Clonagem - Bioética
Clonagem é a produção de seres geneticamente iguais, através de seu código genético, essa clonagem pode ser animal, vegetal ou até mesmo micro-organismo.
Clonagem Induzida
A clonagem induzida artificialmente é uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratórios, esta pratica é aplicada em animais e plantas, utiliza o material genético de um único ser.
A clonagem induzida é feita através de um processo artificial onde, em um laboratório, é retirado o núcleo de uma célula e a membrana de um óvulo. A junção dos dois é colocada em uma barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
Clonagem Terapêutica
A clonagem terapêutica consiste em um processo semelhante ao da clonagem reprodutiva o que difere é o fato do ovulo não ser aplicado em um útero. Pois este embrião vai ser utilizado em laboratório para produção de células estaminais.
É um procedimento no qual os estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato da blástula não ser introduzida no útero: essa é utilizada principalmente nos laboratórios afim de dar origem a células estaminais e de produzir tecidos ou órgãos para transplante.
Clonagem Reprodutiva
A clonagem reprodutiva consiste na técnica de reprodução de um indivíduo igual pelo procedimento que consiste na transferência do núcleo de uma célula diferenciada, adulta ou embrionária, para um óvulo sem núcleo com a implantação do embrião no útero humano. Gêmeos univitelinos são clones naturais.
Essa técnica já foi muito utilizada pelos cientistas durante vários anos. O método consiste na transferência nuclear da célula somática (SCNT ou TNCS).
Clone
Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si. Designa também todos os indivíduos, considerados coletivamente, resultantes da reprodução assexuada.
Benefícios da Clonagem