economia
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem o trabalho de proteger todos os outros órgãos do corpo. Ela é que desempenha o trabalho de excretar as substâncias nocivas à saúde do corpo através do suor e manter a nossa temperatura controlada. Nem por isso quer dizer que a pele é um órgão super resistente e, diversas das doenças de pele mais comuns a acomete todos os dias. Ela é na verdade muito frágil e está mais exposta do que qualquer outra parte do corpo aos agentes externos que podem e tentam invadi-lo regularmente. Por isso, é muito comum nossa pele ficar doente, embora haja vezes que nem saibamos. Veja a seguir algumas das doenças de pele mais comuns e seus principais sintomas.
Dermatites/Eczemas – Está é uma das doenças de pele mais comuns de se encontrar. Dá-se o nome de dermatite ou eczema para aquelas infecções cutâneas onde há eritema (vermelhidão) e edema (inchaço) como principais sintomas. É muito comum na infância e adolescência e seu tratamento é feito com o uso de cremes contendo corticóides, como a hidrocortisona.
Micose – Está talvez seja uma das doenças de pele mais comuns e que mais ouvimos falar. Micoses são geralmente pequenas infecções causadas por fungos que quando se reproduzem sob a pele pode dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do tipo de fungo e região afetada, pode ser fundo ou apenas superficial.
Psoríase – Ela é uma doença de pele auto-imune e crônica cuja principal característica é o aparecimento de lesões cutâneas no paciente atingido pela doença. Na maior parte dos casos somente a pele é atingida, não comprometendo nenhum outro órgão do paciente. Certa percentagem dos pacientes também tem artrite associada, o que faz com que essa doença seja confundida com a gota. Manifesta-se em forma de inflamação e seu tratamento é feito basicamente com cremes tópicos, sistêmicos (via oral ou injeções) e fototerapia. É uma das doenças de pele mais comuns encontrada desde a antiguidade e que já acometeu até o