«Mágico» Ricardinho mostra em Espanha como se joga! - Grande Lata - Videos de rir
O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. O motor de Indução é o motor mais utilizado de todos os tipos de motores, pois combina todas as vantagens da utilização de energia Elétrica – Baixo custo, facilidade de transporte, limpeza, simplicidade de comando - Com a construção simples e grande versatilidade de adaptação a diversas cargas elétricas.
No campo de acionamentos Industriais, avalia-se que 70 a 80% da energia elétrica consumida seja transformada em energia mecânica pelos motores elétricos.
Considerando-se um rendimento médio de 80% cerca de 15% da energia elétrica transforma-se em perdas nos motores.
De acordo com a fonte alimentação, os motores podem ser divididos em:
a) Motores de Corrente Continua:
São motores de custo mais elevado, alem disso precisam de uma fonte de corrente continua. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que o em que estas exigências compensem o custo mais alto da instalação.
b) Motores de corrente Alternada:
São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Estima-se que 90% dos motores fabricados são motores de Indução.
Constituição do Motor de Indução
Basicamente o motor de indução é constituído das seguintes partes fundamentais:
1 Estator
2 Rotor
3 Carcaça
Adicionalmente a essas partes fundamentais temos alguns componentes adicionais, os quais poderão variar em função do tipo de motor utilizado.
Rolamentos
Ventilador
Anéis e Escovas (nos motores com rotor bobinado, também chamados de motores de anéis)
Composição do Estator:
O estator é constituído de chapas de aço-silício justapostas, as quais são de pequena espessura. Em motores de baixo custo essas laminações são muitas vezes fabricadas com aço convencional de baixo teor de, acarretando um nível mais elevado de perdas e consequentemente um rendimento menor do motor.
Composição do