Clima organizacional
“O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.”(Roberto Coda, Prof° USP)
Segundo alguns estudiosos o clima organizacional é algo intangível que pode ser medido pelo grau satisfação ou não dos interesses individuais dos colaboradores dentro das organizações.
Se a organização consegue em seu esforço satisfazer esses interesses gera motivação para que seus colaboradores trabalhem em favor dos interesses organizacionais, obtendo mais resultados e melhores índices de aproveitamento para o alcance de seus objetivos. Se ao contrario a organização não supre as necessidades de seus colaboradores gera insatisfação o que faz com que os mesmo trabalhem desmotivados, frustrados e apresentem menos resultados favoráveis para o alcance das metas organizacionais.
Com as constantes mudanças do no mercado é cada vez maior a preocupação das organizações com excelência nos processos, no atendimento as necessidades de seus clientes e inovação. A exigência dos consumidores por essas melhorias esta cada vez maior, porém para atingir esses objetivos é necessário que a organização tenha um capital intangível, o capital intelectual, ou seja, seus colaboradores tenham vontade e liberdade para contribuir. Deles nascem às ideias, os produtos inovadores, as inovações de processos e procedimento e ainda as novas aplicabilidades para o que já existe. Daí a importância em se preocupar em manter esse capital intelectual, avaliando o clima organizacional conseguindo quantificar a satisfação dos colaboradores.
2. Clima organizacional
Abraham Maslow sugere que o comportamento humano pode ser em partes explicado por suas necessidades e desejos. Uma necessidade ativa pode se tornar um