clientes
A promessa que uma empresa faz aos seus clientes de entregar uma determinada combinação de valores-preços, qualidade, desempenho, conveniência, dentre outros- é então o que daqui chamaremos de proposição de valor. A combinação de processos operacionais, sistemas gerenciais, estrutura empresarial e cultura dão a uma empresa a capacidade de cumprir sua proposição de valor.
As maneiras desejáveis pelas quais as empresas podem combinar modelos operacionais e proposição de valor para serem melhores em seus mercados, relatados por Treacy e Wiersema (1995),são a adoção de disciplina de excelência operacional, liderança de produto ou de intimidade com o cliente.
A maior lealdade dos clientes resulta em maior lucratividade. Os vários casos de estudos por Reichheld (1997) nos mostram que, com o tempo de relacionamento ocorre aumento de lucratividade por cliente, devido a prêmios recebidos por bons serviços e confidencialidade.
Assim relacionamentos que a , longo prazo, podem ser lucrativos, são os que tem valor. Não importa que as transações iniciais não tragam retorno financeiro.Um cliente regular e um ativo durável. Dessa maneira, clientes que não tenham potencial para relacionamentos profundos, devem ser evitados ou abandonados. Também as empresas que não precisam de conselhos e conhecimentos não devem se o alvo, na visão de Treacy e Wiersema (1995), pois não verão atratividade nas