o cliente
O cliente é aquele que é o alvo de um produto, compreendendo o produto como a conclusão de um processo que envolve a satisfação de um desejo e uma necessidade; e o produto pode estar relacionado a uma mercadoria ou a um serviço.
É a pessoa julgadora em questão, que mais importa na empresa, é ele que se beneficia com os produtos e serviços prestados.
Silva e Azevedo (2012, p. 2) consideram que “identificar quem são os seus clientes é o primeiro passo para o êxito de qualquer unidade produtora”. E as empresas que valorizam os clientes, tem uma redução da necessidade de investimento, em propagandas de marketing para captar novos clientes, em promoções da marca entre outros investimentos. Portanto, o estudo e o relacionamento com o cliente é a parte mais nobre, onde pode-se conhecer os gostos, suas formas de compra e poder fazer com que a empresa faça estratégias para que o cliente continue sua fidelidade aos produtos. Porém, muitas empresas erram por não possuir bons e inteligentes atendimentos, fazendo com que o cliente fique desapontado. Por isso é necessário cautela, na hora de fazer esse contato.
Relacionando-se aos tipos de clientes, temos o externo e o interno. O cliente externo, geralmente chamado apenas de ‘cliente’, é aquele que não faz parte da empresa, não trabalha nela e não tem nenhum contato profissional; além de existir também o cliente da concorrência que é o cliente externo que não compra na empresa, e sim, dos concorrentes. E o cliente interno são todos aqueles que fazem parte do dia a dia da própria empresa, os funcionários e colaboradores, como o gerente, a atendente, entre outros.
2.1.1 Marketing de Relacionamento
Os estudos sobre a satisfação e a fidelização do cliente, sobretudo pelo comportamento de compra, são abrangidos pela área de marketing, da qual originase o Marketing de Relacionamento, que busca mostrar resultados por meio de métodos específicos como o marketing mix, entre outros,