Síndrome de Aperts
Do processo:
A passagem de plantão, é o processo de entrega ou troca de turno, é uma prática realizada pela equipe de enfermagem.
Tem como finalidade, transmitir informação objetiva, clara e consciente sobre os acontecimentos que envolvem a assistência direta e indireta ao paciente durante um período de trabalho, bem como assuntos de interesse institucional.
A Passagem de Plantão é uma atividade fundamental para a organização da rotina do cuidar.
Da rotina:
A passagem de plantão é um importante instrumento de trabalho para organização e planejamento dos cuidados de enfermagem. Cada vez mais, a passagem de plantão vem exigindo de todos os profissionais de enfermagem a sistematização de sua dinâmica, a fim de ser realizada no menor tempo possível, dentro dos limites definidos pela instituição, sem comprometer a qualidade das informações transmitidas.
A qualidade da informação depende da habilidade de quem fala da modalidade escolhida, do tempo dispensado e da preocupação da equipe em registrar informações que relatem as intercorrências com o paciente. O sucesso da troca depende também de um trabalho em equipe bem articulado, através de formas alternativas e eficazes para a transmissão de informações consistentes e de qualidade, este momento deve ser visto de educação, reflexão e entrosamento de equipes, visando proporcionar crescimento mutuo e melhor desenvolvimento do trabalho.
Esta pode ser organizada e realizada de diversas maneiras, de acordo com a instituição e sistema disponibilizado, mas o enfermeiro deve ter em mente que existem elementos básicos para que a mesma ocorra de forma eficaz e produtiva
O resultado esperado na passagem de plantão é garantir a continuidade da assistência e, com isso, evitar perda de informações relevantes para os membros da equipe assistencial.
Três atividades são demandadas antes do início da passagem de plantão:
1) Fechamento do plantão (troca de informações finais entre enfermeiros e