Clientes A Credito Tributario
A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) existe para reconhecer a venda a prazo que não foi paga pelo cliente, podendo ser duplicatas, cheques, cartão de credito.
A PCLD é uma conta de natureza credora, fazendo parte do Ativo Circulante, grupo Disponibilidades. É uma conta redutora, ou seja, entra com saldo negativo no Ativo, deduzindo os valores a receber dos clientes (conta Duplicatas a receber).
O Ajuste de Valor Presente objetiva efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente que o cliente deverá pagar. Pode ser divido entre:
Valor justo: é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Valor presente é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade.
Os títulos são originados de contas normais a receber de clientes. Quando vencidas e não pagas são passiveis a negociação mediante troca por títulos a receber, com novos prazos e juros. Podem ser gerados venda de investimentos ou bens do imobilizado, como imóveis, equipamentos, veículos, etc.
Essa conta engloba os cheques recebidos até a data do balanço, mas não cobráveis imediatamente, por ser pagável em outras praças ou por outras restrições de seu recebimento a vista. Podem originar-se, também, de cheques recebidos anteriormente e devolvidos por faltas de fundo, que se encontre em processo normal ou judicial de cobrança.
Em uma operação de desconto a empresa