classicismo
O Classicismo foi consequencia do Renascimento que marca o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna.
Essa fase retoma os valores da Antiguidade Clássica, por isso, recebe a denominação, mas também é conhecido como Quinhentismo.
A Era Clássica envolve a queda do feudalismo, a expanção marítima e o desenvolvimento do capitalismo. Esse período perdura até que uma nova configuração política, econômica e social até que se estabeleça com a chegada das Revoluções Industrial e Francesa.
A Era Clássica enfatiza a poesia, a mitologia, a exaltação da vida no campo e o bucolismo.
No século seguinte, o classicismo já estava espalhada por toda Europa, que ajudou com a diculgação dos autores grecos e latinos e contribuiu para o enriquecimento do ambiente cultural graças ao aperfeiçoamento da imprensa.
O racionalismo está muito presente nesse movimento. A razão é predominante e o sentimento é deixado de lado na hora de se expressar. O homem, nessa época, começa a se preocupar com sí mesmo e não segue mais as regras da igreja, mas a religiosidade não desaparece totalmente. Ele passa a valorizar a vida e a capacidade própria de cultivar, produzir e conquistar. Apesar de se valorizar, os assuntos pessoais são deixados de lado e a preocupação passa a ser com as verdades universais, apenas aquilo que é de interesse universal é privilegiado. Entre os assuntos que passam a ser importantes, está a perfeição formal, que são as correções gramaticais, métrica e rimas.Outra característica é a presença da mitologia grega, já que os gregos foram os primeiros a adotarem o movimento. racionalismo humanismo universalismo perfeicao formal retomada da mitologia grega
Lorena
"Homem Vitruviano" (1492) de Leonardo DaVinci o classicismo se associa a esta pintura pelas características:
-antropocentrismo, o homem no centro do universo
-perfeição das formas, todas as