classes representativas odontologicas
ODONTOLOGIA – 1º TERMO B / MATUTINO
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ODONTOLOGICAS – ICO
CLASSES REPRESENTATIVAS DA ODONTOLOGIA
Macapá – AP
Setembro/2013
ADONIAS TOMAZ GOMES
ALVARO LIMA DOS SANTOS NETO
ELISANA LATERAL CABRAL
JANETE SILVA CARDOSO
JAQUELINE CARVALHO DE JESUS
CLASSES REPRESENTATIVAS DA ODONTOLOGIA
Trabalho apresentado a instituição Faculdade de Macapá - FAMA, como pré-requisito para obtenção de notas da disciplina Introdução às Ciências Odontológicas, sobre a orientação da professora Lorena Coutinho
Macapá – AP
Setembro/2013
Introdução
O referido trabalho tem como objetivo fazer uma busca no contexto histórico das classes representativas da odontologia e como esse processo vem desenvolvendo suas funções ao longo da historia das lutas em busca de melhores condições de trabalhos. Toda atividade humana tende a agrupar-se e organizar-se buscando melhorias para desenvolver da melhor forma possível suas funções, na odontologia não seria diferente, existem classes representativas como: os Conselhos de Odontologia, Sindicatos dos Odontologistas e Associações e Federações Odontológicas, que no bojo das suas responsabilidades específicas que lhe são cabíveis, desempenham importante papel na condução da ética e da pratica odontológica.
De uma maneira simplista mostraremos suas historias e missões dando ênfase a importâncias e avanços conquistados na odontologia.
Desenvolvimento
A primeira entidade de classe criada no Brasil foi a Instituição de Cirurgião – Dentista - ICD em 1868, foi dissolvido no ano seguinte e renasceu em 14 de maio 1889, tendo-se tornado em 1942 a Associação Brasileira de Odontologia – ABO.
Apesar da data oficial de formação da ABO estar fixada em 1949, há material sobre a historia da odontologia no Brasil apontando a criação da entidade em 1942.
A ABO é reconhecida como entidade de